A INSTITUIÇÃO
A História de Raiz Nova
O Instituto Raiz Nova foi fundado por um grupo de mulheres de quatro nacionalidades diferentes, com as mais diversas trajetórias profissionais, mas com um objetivo em comum: colaborar de forma concreta para conservação e recuperação ambiental, por meio da educação infanto-juvenil consciente, em parceria com escolas públicas e privadas das zonas urbanas e rurais, e junto a outras ONGs.
.

MISSÃO
Propiciar às comunidades com as quais trabalhamos o instrumental necessário para o cuidado com o meio ambiente, mediante implantação de agrofloresta e meliponário, resgatando com essas comunidades uma técnica milenar, ajudando a que adquiram sua soberania alimentar e colaborando para desenvolver um programa de aprendizado mãos na terra, que lhes permita ter acesso, também, a uma alimentação mais saudável e lhes ofereça um possível instrumento de combate à insegurança alimentar.
OBJETIVO
Implantação de agrofloresta, com vistas à recuperação da fertilidade da terra, ao incremento da biodiversidade, à diminuição do desperdício de água do solo, ao controle de pragas e, associada à atividade de meliponicultura, gerando estímulo à presença de polinizadores, além de incentivar a proteção e recuperação de determinadas espécies de abelhas (as melíponas, abelhas nativas do Brasil, sem ferrão).
Assim, contribuímos para que crianças, jovens e suas famílias obtenham o conhecimento prático necessário para atuarem na conservação ambiental e tenham, também, acesso a uma alimentação mais saudável, enfrentando e combatendo a insegurança alimentar.
Impacto em 2021
Agro florestas Implementadas
Colmeias
Famílias Impactadas
EQUIPE RAIZ NOVA

Cinira Amaral
Ferraz
Presidente
Sobre Cinira
Experiência profissional nas áreas de marketing e vendas, finanças e responsabilidade social há mais de 25 anos.
Cofundadora e Presidente do Instituto Raiz Nova, e membro do Conselho de Administração do Instituto Incanto.
Líder do Grupo de Educadores Google há cinco anos.
Co-coordenadora do grupo de ação de sustentabilidade da Escola Internacional de Curitiba (ISC).
Formada em Administração de Empresas (Unicenp), com pós graduação (FAE-PR) e MBA em Marketing e Gerenciamento de Projetos (FGV).

Patricia V. Cavalcanti
de Marotta
Vice-Presidente
Sobre Patricia
Com mais de 25 anos de experiência profissional nas áreas de educação universitária, empreendedorismo social e relações internacionais.
Cofundadora e atual Vice-Presidente do Instituto Raiz Nova. Cofundadora e atual membro do Conselho da editora Platô e coeditora do livro Desigualdades em Foco: Curitiba (ISBN:978-65-89229-09-4).
É formada em Ciências Econômicas (UCAM-RJ), com mestrado em Relações Internacionais (PUC-RJ), e um segundo mestrado em Literatura (UFPR).
Cursou o doutorado em Relações Internacionais (ABS- USAL, Argentina).
Atualmente é doutoranda em Literatura (UFPR) e leciona para a University of the Propõe (Pasadena, CA, USA).

Sara Fernandez
Garcia
Secretária
Sobre Sara
Formada em história e geografia pela Universidade Jaume 1er de Castellón, na Espanha.
Há mais de 20 anos atua no setor do desenvolvimento da educação e trabalha diretamente com jovens e diferentes organismos em diversos países como França, Alemanha e Itália.
Na atualidade, é membro ativo em várias ONGs de Curitiba, professora de espanhol e francês e se ocupa da área do marketing e mídia social do Instituto Raiz Nova.

Bárbara Bahia
Nabais
Tesoureira
sobre Bárbara
Licenciada em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro , em Portugal e com experiência profissional na área da Agricultura.
Com experiência na área do desenvolvimento e educação de jovens, como Monitora de Campos de Férias desenvolvidas pelo Instituto Português da Juventude, como membro dos Escuteiros trabalhando com jovens dos 6 aos 15 anos e como participante e organizadora de actividades de ONG’s, em Moçambique e Brasil. Foi membro activo do PTA (Associação de Pais e Professores), em diversas Escolas Internacionais em Moçambique, Portugal e Brasil.
Atualmente, é membro ativo do Instituto Raiz Nova como tesoureira.
MEMBROS DO CONSELHO

João B. V. Gomes
Sou Engenheiro Agrônomo de formação básica, especializado em pedologia. A pedologia é o estudo do solo em sua ambiência, envolvendo pesquisas básicas (gênese, química, mineralogia etc.) e aplicadas (distinção ambiental, geografia de solos, planejamento espacial para fins produtivos e ambientais).
Ingressei na Embrapa através de concurso público em 1990, tendo atuado em projetos de pesquisa em todas as regiões do Brasil.
Aceitei o convite do IRN como uma oportunidade de atuar em iniciativas que valorizem práticas sustentáveis nas áreas de educação ambiental e produção de alimentos (agrofloresta e agroecologia), visando a melhoria da qualidade de vida de diferentes comunidades parceiras.

Marta Yoshie Takahashi
Sou bacharel em turismo, especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano; Planejamento e Gestão do Turismo e recentemente, Empreendedorismo e Negócios Sociais.
Há 23 anos atuo no setor público com experiências no poder executivo das esferas municipal e estadual, com destaque para as áreas de desenvolvimento sustentável sócio econômico local e regional, turismo rural na agricultura familiar, turismo em áreas naturais, estruturação e gestão de unidades de conservação, parcerias com a iniciativa privada e terceiro setor na gestão de equipamentos públicos.
Sou consultora nas áreas de turismo, planos diretores municipais e planejamento regional.
Atuo também como conselheira, representando a instituição ao qual sou vinculada no Estado, em Conselhos de Turismo e Ciclo mobilidade.
Sou entusiasta das conexões humanas, do trabalho em rede e do empreendedorismo de impacto. Acredito que a cooperação e a diversidade sejam valores basilares para a proposição de soluções criativas, inovadoras e sustentáveis.

Maurício Draghi
Eu tenho 45 anos e pratico rugby desde os 14. O esporte chegou aqui no Brasil junto com o futebol, há mais de um século, mas não se popularizou. Ficou na elite. Fui atleta da seleção brasileira juvenil e adulta e sempre paguei para jogar as competições mundo afora. Meus companheiros também tinham condições privilegiadas. Foi com a ideia de mudar essa realidade e oferecer os benefícios da modalidade a um público segregado que, em 2004, eu e um colega de clube, Fabricio Kobashi, resolvemos apresentar o rugby às crianças de Paraisópolis, uma das maiores favelas de São Paulo e do Brasil
Esperávamos quarenta crianças, mas apareceram umas 100, além de um monte de mães interessadas na atividade, mesmo sem saber o que era aquilo. Foi uma iniciativa pontual que, já naquele dia, percebi que teria de se tornar continuada. Surgiu ali o Rugby para Todos.
Ao longo dos anos, desenvolvemos uma metodologia transdisciplinar para atender às necessidades dos mais jovens aos quase adultos.

Sonia Crisótomo
Sou casada, mãe de duas filhas, formada e pós-graduada em Ciências da Computação, MBA em Executive Marketing (FGV). Sou da ETI Europe e Business Manager na Perfect Connection (Portugal). Tenho formação em Inteligência Emocional , Programação Neurolinguística, Hipnoterapeuta com especialização em Hipnose Clínica (International Mind Training Academy), Mestranda em Psicologia Holística e International Coach, Embaixadora Master do Clube Mulheres de Negócios de Portugal, Colunista da Revista EA Magazine e, feliz Escritora. Hoje, me junto a vocês no Conselho do IRN com grande alegria e intuito de retribuir e gerar negócios sustentáveis.

Tim Kenny
Sou um educador americano e vivo no Brasil há mais de 30 anos. Trabalhei em três escolas internacionais diferentes que promoveram práticas sustentáveis. Minha função mais recente foi a de “Coordenador de Sustentabilidade/Educação Ambiental” da Escola Internacional de Curitiba. Nesta função, fui responsável pela criação de um campus sustentável que incluiu hortas orgânicas, um programa de reciclagem em toda a escola, um sistema de compostagem, instalação de um programa de abelhas nativas, projeto e manutenção de trilhas interpretativas em um centro de natureza, coordenação de viagens ecológicas educacionais, instalação de uma estação de carregamento de energia solar para computadores e telefones celulares. Também fui responsável pelo currículo “Teaching For Sustainability” da escola e pelo desenvolvimento profissional de professores e funcionários para ensinar para a sustentabilidade. Fiz parte de uma equipe que projetou um prédio sustentável para ser construído no campus do ISC. Sempre fui apaixonado por ensinar às crianças a cuidar do nosso meio ambiente. Sou conhecido localmente como um ativista ambiental que está conectado a muitas organizações locais e globais que promovem a sustentabilidade para o futuro do nosso mundo natural. Estou animado para trabalhar com Raiz Nova para criar projetos escolares mais sustentáveis.