A educação ambiental é mais importante do que nunca.

Freepik

A saúde do meio ambiente está em um momento decisivo da história e acredito que quanto mais educarmos a geração mais jovem, mais chances teremos de salvar nosso planeta de uma próxima extinção em massa. Os cientistas vêm dizendo que mais de um milhão de espécies estão em perigo de extinção e, de acordo com as Nações Unidas, diferente das extinções anteriores causadas por fenômenos naturais, esta seria impulsionada pela ação humana, principalmente (mas não apenas) pelo uso insustentável da terra, da água e da energia, e pela consequente mudança climática. Isso significa que nós podemos alterar esse resultado e a Educação é a chave para ajudar nosso planeta a mudar esse curso. Todos precismos trabalhar juntos para educar os jovens, que não apenas irão colaborar na conservação do meio-ambiente, mas também serão chave para influenciar os líderes e destacados membros da sociedade com poder de decisões, para que a humanidade e o planeta sejam beneficiados.

Precisamos mostrar a esses jovens que ainda há uma chance de desacelerar os efeitos das mudanças climáticas e da extinção dos animais. Como o presidente Obama bem disse: “Somos a primeira geração a sentir o impacto da mudança climática e a última a poder fazer algo a respeito”. A geração atual precisa estar mais conectada com a natureza para enxergar sua beleza e como essa se relaciona com a nossa própria existência neste planeta. 

Sou educador ambiental desde sempre. Cresci nos EUA com pais que sabiam, há mais de sessenta anos, que conectar seus filhos à natureza traria benefícios significativos, não apenas para a saúde, mas também para o futuro do planeta. Fui educado para respeitar a natureza para que pudéssemos ter no futuro o que temos hoje. Fui ensinado a observar como o equilíbrio da natureza é fundamental para um planeta saudável. Aprendi que existem diversas maneiras pelas quais cada um de nós pode colaborar para a preservação do planeta e que não importa o quanto fazemos, desde que todos façam algo. Nem que seja apenas plantando uma árvore, você já está contribuindo. Imagine a diferença que se pode fazer se pudermos ensinar uma comunidade a plantar seus alimentos por meio do sistema agroflorestal, e com colméias de abelhas nativas. As comunidades contariam com alimentos mais saudáveis para sua alimentação e aumentaria a quantidade de polinizadores em diversas regiões, o que promoveria maior crescimenro de plantas, gerando a diminuição dos gases de efeito estufa, e ajudando a controlar as mudanças climáticas. O Instituto Raiz Nova se propõe a fazer exatamente isso: fornecer apoio e recursos para a implantação de projetos agroflorestais em escolas nas quais crianças e jovens aprendem sobre alimentação saudável, bem como sobre a importância de cuidar da natureza, para que tenhamos todos um futuro melhor.

Podemos fazer isso trabalhando todos juntos para esse futuro melhor!

Tim Kenny – Educador de Sustentabilidade/Ambiente, e membro do Conselho do IRN.

Deixe um comentário